quinta-feira, 14 de maio de 2009

A educação pública e privada no Brasil


É de conhecimento geral, no Brasil, a gritante diferença entre o ensino público e o particular nos níveis escolares. A escola pública tem um ensino caótico, o qual passa por dificuldades tais como greves, evasões e últimas colocações em exames internacionais. Em contrapartida, existe a rede particular, investindo em tecnologia, cursos para professores, esportes, entre outros fatores.

A educação escolar pública brasileira está em decadência. As greves estão estendendo-se por períodos cada vez maiores, tendo duração de meses e o governo parece não se importar. Com isso, os conteúdos ficam atrasados e acabam nem sendo dados, substituídos por trabalhos e provas com o nível baixíssimo para garantir a aprovação. Outro grande problema que vem sendo constatado são as evasões, grande parte dos alunos abandona a escola para auxiliar a manutenção da família. Esses problemas estão sendo comprovados estatisticamente por programas como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o qual a colocação brasileira está sempre entre as últimas.

Por outro lado, a rede particular de ensino se aprimora constantemente. Há muito investimento em tecnologia, os colégios particulares hoje contam com web sites, smart board, data-show, internet banda larga, boletim inteligente, estúdio de TV digital, ambientes virtuais de ensino, além de simulados eletrônicos. Sem contar, no investimento que é feito em cursos de especialização dos professores e o patrocínio que alguns desses colégios dão aos alunos que praticam esportes.

A educação necessita ter seu eixo deslocado para as questões essenciais do país, só assim haverá a mudança necessária. O governo deve dedicar mais investimento para viabilizar a melhoria da educação básica, oferecendo aos estudantes condições mínimas de sobrevivência e crescimento social. Além disso, a educação pública deve espelhar-se na particular aprimorando suas tecnologias e se equiparando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário