sexta-feira, 29 de maio de 2009

O sistema público de saúde brasileiro


É alarmante a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A melhoria da saúde pública não depende somente da qualidade dos hospitais, ela está diretamente relacionada com as condições de habitação, esgoto, água e salário. Além disso, enfrentamos outros problemas como a automedicação e a mudança demográfica que irá resultar em uma população com grande número de idosos.

Nos hospitais públicos, os corredores encontram-se lotados, o atendimento é lento, faltam leitos e remédios. Estes apenas refletem a falta de recursos e desorganização do sistema vigente. Um dos principais problemas do SUS é a falta de saneamento básico que ocasiona doenças e gera o comprometimento da absorção dos nutrientes, provocando subnutrição em crianças. Além da subnutrição, o SUS enfrenta grandes problemas com a falta de conscientização da população com alimentação, o uso da camisinha e os vícios, como o tabagismo e o alcoolismo. Dessa forma, se as questões referentes à qualidade de vida, à distribuição de renda e orientação da sociedade não forem resolvidas, de nada adiantará a melhoria dos hospitais.

A automedicação é mais um grande problema de saúde no Brasil, estimulada pela falta de atendimento dos hospitais públicos e pela mídia. A Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) estima que todo ano morra cerca de 20 mil pessoas, vítimas da automedicação. Isto ocorre, principalmente, devido a interações medicamentosas, intoxicações e reações de hipersensibilidade ou alergia. Além disso, o aumento de expectativa de vida da população requer adequações no sistema de saúde para garantir maior dignidade aos nossos idosos.

A debilidade do sistema vai além da falta de recursos financeiros e equipamentos. O SUS necessita de uma melhoria na sua administração, isto é, garantir uma fiscalização regional dos recursos como profissionais e políticos atenciosos as suas diretrizes. Além disso, é preciso implantar mais programas direcionados à conscientização da população sobre problemas como as doenças sexualmente transmissíveis e revisar a remuneração dos profissionais do atual sistema de saúde.

Um comentário:

  1. você pelo jeito é fã de músicas e dissertações. :)

    lembro que eu até gostava de escrevê-las, mas para mim sua imagem estava muito ligada ao vestibular. assim sendo, quando passei deste, acabei pegando um certo entojo delas.

    bobagem, eu sei, mas desde então não consegui escrevê-las descompromissadamente mais.

    falando de músicas, até agora não errei contigo nenhuma vez. hahahá! um beijo!

    ResponderExcluir