O Brasil caracteriza-se pela pluralidade étnica, em razão do seu processo histórico ocasionar o intercurso de culturas que resultou em um país multifacetado, extremamente marcado pelo antagonismo. O preconceito vem mantendo-se firme ao longo de séculos, mesmo com a ciência provando que não há critério para separar a humanidade e acabando com a ideia de “raça”. Ao mesmo tempo, a sociedade não reconhece o seu preconceito, disfarça com utopias legislativas.
Os dicionários da língua portuguesa não revelam a origem da palavra raça. Entretanto, o este conceito apareceu no século XIX, com o livro “Essai sur l’inegalité des races humaines” e que serviu para fins políticos e econômicos fundamentados no racismo. Essa “grande obra de arte” trouxe como conseqüência o holocausto na Europa e motivou os recentes extermínios dos negros em Ruanda e dos mulçumanos na Bósnia. O mais admirável é esta realidade coexistir com as comprovações inquestionáveis da ciência que confirmam a origem comum da espécie humana, no continente africano.
A lei Áurea, que declarou o fim da escravidão no Brasil, foi assinada no dia 13 de maio de 1888, quase vinte anos após a publicação do título darwiniano A Descendência do Homem (1871), que esclarecia a nossa origem comum. Cem anos depois da abolição, estabelecia-se no artigo 5 da constituição brasileira que “Todos são iguais perante a lei”, no entanto, na prática isso não funciona, uma prova disto é o próprio sistema de cotas que fere o princípio da igualdade. Vale lembrar que discriminação é crime imprescritível e inafiançável, no entanto “ninguém” é preso.
É preciso reforçar para as novas gerações que não existe raça negra, branca, amarela ou vermelha. O que existe são pequenas variações genéticas em uma só espécie. Dessa forma, as diferenças culturais devem ser respeitadas, desde que não ultrapassem os direitos humanos, só assim poderemos aproveitar as múltiplas riquezas do nosso país.
Amiga, seu texto ficou MUITO bom viu? Vixe, vc devia fazer Letras na UFBA! uAHuhauAUHuahuHAUhauU.
ResponderExcluirSem brincadeira, vc ta escrevendo bem direitinho, e esta ligada nos acontecimentos do mundo né? Dando varios exemplos concretos e talz...
beeeeijo :*
Obs. Sou sua fã, quando eu crescer eu quero ser igual a você ^^
Muito bommeu amor... meus parabens... ta muito legal... continue assimmm beijos princesa!!!
ResponderExcluir