segunda-feira, 25 de maio de 2009

A violência e a impunidade policial


O abuso de autoridade cometido por policiais, fardados ou não, gera uma grande insatisfação na sociedade. A principal base dessa questão é a impunidade para quem a pratica e o medo da população de denunciar. Além disso, quando a polícia age, em geral, mostra formas grosseiras e desordenadas, esquecendo-se da sua real função: proteger o cidadão.

Há uma forte correlação entre violência e impunidade. A prova disto são os números de pessoas mortas pela polícia crescendo a cada ano, registradas como “autos de resistência”. A falta de fiscalização e a ação protecionista com os policiais fazem que a sociedade acredite que não vale a pena denunciar os seus crimes, alimentando assim a impunidade.

A violência policial não é solitária, nem desamparada, ela se esconde por trás de um passado ditatório e uma repressão determinada à camada menos favorecida da sociedade. Além disso, grande parte da população ainda acredita que torturar e matar bandidos é a solução para criminalidade. Isto é um engano que gera uma desvalorização da vida humana e afasta os policiais da sua verdadeira obrigação, preservar as pessoas.

As irregularidades praticadas pelos policiais não podem ter uma solução instantânea. É preciso um longo processo de mudança, que inclui uma reforma estrutural na policia, isto é, criar mecanismos de controle, como montar equipes e organizar diligências. A falta de impunidade sustenta a violência, dessa forma combateríamos ambas.

3 comentários:

  1. já que você tocou nesse assunto, e que falou de música no seu comentário, eu junto os dois: não são poucas as músicas que falam de violência da polícia. para ficar só no Brasil, cito rapidamente duas: Veraneio Vascaína, de Renato Russo; Banditismo Por Uma Questão De Classe, de Chico Science & Nação Zumbi.

    obrigado pela visita! parabéns pelo blog! :)

    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. confesso que nunca ouvi falar da cerveja Nobel. ):

    agora, o fato é que talvez seja o próprio músico, no caso do texto, que estivesse buscando algo certo no lugar errado. vale até uma reflexão.

    fico na expectativa do próximo post, então. adoro textos que remetem a músicas.

    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você escreve muito bem, e se preocupada com os vários problemas do nosso país.Que bom que vc esta se preparando para tentar mudar nossa realidade e transformar nosso país para melhor.É por isso que é um orgulho para sua mãe.

    Beijinho!

    ResponderExcluir